Notícias

17/10/2019 - Elefanta que vivia no Chile é recebida em Viracopos por equipes do Ibama e de instituições de vigilância aeroportuária

Brasília (17/10/2019) – A elefanta Ramba desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nesta quarta-feira (16/10), onde foi recebida por servidores do Ibama, da Receita Federal e da  Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), que fiscalizam remessas em trânsito pelo Terminal de Cargas Vivas. O animal chegou do Chile em um Boeing 747 da empresa Atlas Airlines às 5 horas e 53 minutos e, ao fim da manhã, seguiu viagem em um caminhão rumo à Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, onde dará início a uma nova etapa de vida no Santuário de Elefantes Brasil.

 

Ramba foi vistoriada e teve suas características físicas confrontadas com as informações dos documentos de importação.

 

embarque.jpgAgentes da Unidade Avançada do Ibama em Viracopos realizaram a conferência das licenças exigidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites). As regras estabelecidas para os países signatários da Cites exigem que o controle da movimentação internacional das espécies listadas na convenção seja realizado de forma articulada entre os países de origem e destino. Por esse motivo, a emissão da licença de importação pelo Ibama foi condicionada à emissão da licença de exportação pela autoridade administrativa da convenção no Chile.

 

Com idade estimada de 53 a 60 anos, a elefanta de origem asiática passou a maior parte da vida, cerca de 45 anos, no circo. Desde 2012 o animal era mantido em um zoológico do Chile, onde se recuperava dos maus-tratos sofridos ao longo de décadas.

 

As tratativas conduzidas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos com o objetivo de trazer Ramba para o Santuário de Elefantes Brasil acontecem há 6 anos. A intenção é evitar a morte do animal, que já está com idade avançada para enfrentar os rigorosos invernos chilenos.

 

A chegada de Ramba no Santuário está prevista para o início da noite desta sexta-feira (18/10).

 

Fonte: Ibama



MISSÃO

Prestar serviços em âmbito nacional nos setores mineral e ambiental com alta qualidade contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

VISÃO

Ser uma empresa referência no seu segmento, prestando serviços de alta qualidade que atendam às necessidades do cliente de maneira personalizada.

VALORES

Cordialidade, Qualidade, Sustentabilidade, Eficiência.