Notícias

03/10/2019 - Amazônia tem redução recorde em focos de incêndios florestais no período de agosto a setembro

Brasília (03/10/2019) – A presença de mais de mil brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama em campo neste ano contribuiu para a maior redução já registrada de agosto para setembro no número de focos de calor na Amazônia legal: 16%, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

Historicamente, 95% dos incêndios que ocorrem em todo o país se concentram no segundo semestre, principalmente de agosto a outubro. O pior mês é setembro, com uma média de 66 mil, o equivalente a 30% do quantitativo anual.

 

A redução do número de focos observada em 2019 se deve principalmente à definição bem-sucedida de prioridades de ação e à aplicação de todo o conhecimento técnico disponível para o controle das queimadas.

 

2019-10-03-materia-prevfogo-02.jpgA aplicação da Garantida da Lei e da Ordem (GLO), que se concretizou com a Operação Verde Brasil, permitiu ainda que as Forças Armadas apoiassem as atividades de prevenção e combate a incêndios florestais realizadas pelos órgãos ambientais, em especial Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

 

O Ibama manterá 1.550 brigadistas contratados pelo menos até o fim de outubro para garantir a tendência de redução dos focos de incêndio e assegurar a proteção de áreas federais prioritárias, principalmente Terras Indígenas e Quilombolas, até a chegada das chuvas.

 

Fonte: Ibama



MISSÃO

Prestar serviços em âmbito nacional nos setores mineral e ambiental com alta qualidade contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

VISÃO

Ser uma empresa referência no seu segmento, prestando serviços de alta qualidade que atendam às necessidades do cliente de maneira personalizada.

VALORES

Cordialidade, Qualidade, Sustentabilidade, Eficiência.