Notícias

02/10/2019 - Ibama combate incêndios florestais no Maranhão com cerca de 230 brigadistas

Brasília (02/10/2019) – Pelo menos 230 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama participam desde agosto de 2019 do combate aos incêndios florestais no Maranhão. Já foram realizadas ações nas Terras Indígenas (TIs) Arariboia, Bacurizinho, Cana Brava, Governador, Krikati, Porquinhos e Urucu/Juruá.

 

Atualmente, a operação prioriza o combate às chamas na TI Arariboia, onde vivem índios isolados do povo Awá Guajá. Aproximadamente 100 brigadistas do Prevfogo, entre indígenas locais e reforços de outros estados, atuam no local, com o apoio de 11 veículos. A partir de quinta-feira (03/10) a ação realizada na TI deve receber apoio do Exército, que oferecerá logística de acampamento e segurança.

 

No momento, a Operação Maranhão 2019 mobiliza 230 brigadistas do Distrito Federal, da Bahia, do Ceará, de Pernambuco, do Piauí e do próprio estado.

 

'Ainda não é possível afirmar as causas dos incêndios. Serão realizadas perícias para apurar a origem e causa. No entanto, o trabalho realizado nessas comunidades tem o objetivo de difundir técnicas de Manejo Integrado do Fogo para a garantir a preservação da fauna e flora, que garantem o equilíbrio da floresta e o bem-estar das comunidades indígenas que dela dependem, assim como a defesa de remanescentes de povos indígenas isolados', disse o coordenador estadual do Prevfogo/CE Kurtis Bastos, que comanda a operação no Maranhão.

 

As 39 ocorrências de incêndios florestais atendidas no estado até o momento atingiram cerca de 56 mil hectares em Terras Indígenas.

Fonte: Ibama



MISSÃO

Prestar serviços em âmbito nacional nos setores mineral e ambiental com alta qualidade contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.

VISÃO

Ser uma empresa referência no seu segmento, prestando serviços de alta qualidade que atendam às necessidades do cliente de maneira personalizada.

VALORES

Cordialidade, Qualidade, Sustentabilidade, Eficiência.